sexta-feira, 12 de agosto de 2016

QUASE HISTÓRIAS



www.equilibrioemvida.com


 
O FAROL BAIXO DE ANANIAS

(Por Orlando Silveira) Ananias está naquela fase da vida em que lembranças e questionamentos são, praticamente, inevitáveis. Num dia, orgulha-se de ter dito muitos “nãos”, de nunca – ao menos até onde sua memória alcança – ter aberto mão daquilo que julgava correto, do ponto de vista ético, para obter vantagens econômicas. Noutro dia, baixa o farol e se questiona se não tinha sido apenas besta. Afinal, passou a vida numa pindaíba daquelas, enquanto vários colegas de trabalho enricaram. Em certos momentos, ele tem orgulho de sua trajetória; em outros, vai ao fundo do poço sem fundo da tristeza, acha que sua história não é digna de um saco de lixo.

O fato é que o dilema tardio de Ananias – deveria ter feito isso ou deveria ter feito aquilo? – começou a torrar a paciência zero do Velho Marinheiro, que, a bem da verdade, é o único que se dispõe a ouvi-lo, pela simples razão de que dele gosta. Por quais motivos? Ninguém sabe bem. Há preferências que são quase inexplicáveis.

Naquela tarde fria e garoenta, Ananias ameaçou retomar a cantilena, mas foi interrompido de pronto pelo Velho Marinheiro, em dia de pouco papo:

- Escuta aqui, Ananias. Essa coisa de ficar toda hora remoendo o passado não leva ninguém a lugar algum. Só torra a paciência dos ouvidos alheios. Não dá para voltar no tempo. Eu já lhe disse: o passado mais machuca que ensina. Ora, você agiu de acordo com sua consciência. Fez bem. Mas não há – todo mundo sabe – almoço de graça. Se lhe serve de consolo, vamos lá: os meios qualificam ou desqualificam os fins. Preciso desenhar? Agora, vamos mudar de assunto. Deolinda está chegando. Espero que o decote de hoje seja generoso, como costuma ser. Vamos tomar uns tragos, comer bolinhos de arroz e assuntar bobagens. Ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário