terça-feira, 18 de outubro de 2016

POLÍTICA/OPINIÃO: BALAIO DE NOTAS


Resultado de imagem para ILUSTRAÇÃO PEC DO TETO




BALAIO DE NOTAS


POR ANDREZA MATAIS/
MARCELO DE MORAES
COLUNA DO ESTADÃO

PESQUISA: PEC DO TETO

O Planalto traçou uma nova estratégia para combater o discurso contrário à PEC do Teto. Na próxima semana, que antecede a votação em segundo turno, decidiu bombardear os sites e as redes sociais do governo com informações positivas sobre a emenda e explicar exaustivamente a “necessidade” da medida. A decisão se baseia em um relatório desanimador contratado pelo governo: 1) 94% dos internautas consideram a PEC do Teto negativa para o País e 2) 99% associam o nome de Temer à palavra golpista quando o assunto é o Teto.

A pesquisa foi feita pela agência de comunicação Isobar Brasil e analisou 59 mil menções diretas à PEC do Teto no Twitter e Facebook do Palácio do Planalto, no dia 13 de outubro, primeiro dia útil após a votação em primeiro turno.

A maioria das menções à PEC foi feita por mulheres de 18 a 34 anos, com ensino superior, situadas nas principais capitais e “com ávido interesse por informação”.

***


POR MAURICIO LIMA
RADAR ON-LINE
VEJA/ABRIL

CONFIANTE

Do chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ao defender a PEC do teto e reforma da previdência:

– A lenda de que o dinheiro público é infinito é coisa de quando eu era criança e alguns até hoje acreditam. Mas, isso acabou (…) Com a PEC [do teto] precisamos da reforma da previdência. Caso contrário, em 2026 todo o dinheiro do orçamento será usado para Saúde, Educação, folha e previdência. (Severino Motta)

***


POR SONIA RACY
DIRETO DA FONTE
ESTADÃO

PARA GOLDMAN, PSDB ESTÁ SEM CLAREZA

Alberto Goldman está menos otimista do que outros tucanos a respeito do impacto futuro das vitórias do PSDB no dia 2. “O partido continua sem muita clareza” sobre o quadro do País. Uma das razões, adverte, é “a força de um eleitorado conservador”. Para ele, assim, “fica difícil o partido encontrar o seu eixo”.

INDIGESTÃO

Quem viu os casais Patricia e FHC mais Sonia e Andrea Matarazzo almoçando domingo, no Pizelli dos Jardins, ficou curioso: à custa de quem se divertiam tanto?


DORIA PLANEJA CRIAR UM CONSELHO DE EX-PREFEITOS

Um conselho superior de ex-prefeitos paulistanos, para ser consultado e auxiliar na análise e solução dos problemas da cidade. Essa foi a novidade que João Doria anunciou na noite desta segunda-feira, 17, a uma plateia de amigos e políticos convidados a um jantar em sua homenagem, promovido por Lucilia Diniz em sua casa, nos Jardins.

***


POR MÔNICA BERGAMO
UOL/FSP

CORTE

O STF (Supremo Tribunal Federal) teme ser obrigado a cortar na própria carne para cumprir o teto de gastos proposto pelo governo, tendo que compensar despesas altas de outras cortes que não cumprirem o limite.

CORTE 2

A ministra Cármen Lúcia dividiu a preocupação com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em reunião em que estavam também Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ives Gandra Martins Junior, presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), e Laurita Vaz, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

ÀS CLARAS

Cármen Lúcia disse que a PEC do Teto é importante, mas que o STF não tem como impor a outros tribunais federais moderação nos gastos. Uma das ideias discutidas foi a de que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) coloque as contas das cortes na internet, dando maior transparência a elas. Seria uma forma de inibir abusos.

MEDO GRANDE

Gastos excessivos do Judiciário, do Ministério Público e de tribunais de contas têm preocupado até mesmo economistas que defendem a PEC do Teto. Há o temor de que, por serem autônomos, e fortes, eles resistam a conter despesas, dando aumentos salariais generosos, por exemplo. Isso obrigaria o Executivo a cortar em áreas como a de investimentos.

AQUI, AGORA

A eleição da nova direção da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) dá uma ideia da resistência que poderá surgir no Judiciário. Uma das chapas defende, por exemplo, a "imediata" recomposição de perdas nos subsídios sofridas "ao longo de quase uma década". E exige a "paridade absoluta" entre magistrados na ativa e aposentados.

OS BLINDADOS

Há até uma proposta de isentar magistrados do pagamento de IPI na compra de carros blindados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário