quinta-feira, 20 de outubro de 2016

POLÍTICA/OPINIÃO: JOSIAS DE SOUZA

Resultado de imagem para imagens eduardo cunha e temer
ARQUIVO GOOGLE




CUNHA LEVOU PARA CADEIA
SUA MÁGOA DE TEMER

“Dentro de um mês, o Eduardo Cunha será a mesma pessoa.
Com uma diferença: ele terá passado 30 dias atrás das grades.
E isso pode fazer uma extraordinária diferença”

POR JOSIAS DE SOUZA
Blog do Josias
Em 20/10/2016 – 05:17

Desde que foi cassado, há 38 dias, Eduardo Cunha atribui sua derrocada a Michel Temer e aos auxiliares palacianos do presidente. Com o passar do tempo, Cunha evoluiu da lamentação para a execração. Vangloriava-se de ter “enxotado a Dilma” da Presidência da República. Considerava-se credor de alguma “gratidão”. E queixava-se de ter recebido apenas “traição”. Ao ser preso, nesta quarta-feira, Cunha levou seus rancores para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Hoje, nas palavras de um amigo, Cunha nutre por Temer e pelo governo dele “uma profunda mágoa”.

A despeito da revolta, o ex-mandarim da Câmara dizia em privado que não se tornaria um delator. Fustigaria os “traidores” no livro que pretendia lançar antes do Natal. A julgar pela primeria manifestação do advogado de Cunha depois das novidades mais recentes —“Delação não está no nosso radar”— a prisão não alterou a disposição do seu cliente. Mas o amigo que se dispôs a conversar com o blog comentou: “Dentro de um mês, o Eduardo Cunha será a mesma pessoa. Com uma diferença: ele terá passado 30 dias atrás das grades. E isso pode fazer uma extraordinária diferença.”

O que o interlocutor do novo prisioneiro da Lava Jato declarou, com outras palavras, foi o seguinte: depois do primeiro mês mastigando a quentinha da cadeia e dormindo no colchonete, Eduardo Cunha talvez se anime a delatar até a própria sombra. Sitiado pelas provas que a força tarefa de Curitiba reuniu contra ele em dois anos de investigação, o personagem terá de suar muito o dedo para se tornar um colaborador da Justiça. Não lhe falta matéria-prima para desestabilizar a Presidência de Temer. Resta saber até onde vai a mágoa do novo hóspede da carceragem de Curitiba.

JOSIAS DE SOUZA É JORNALISTA

Gravado pelo correligionário Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, o senador e ex-ministro Romero Jucá dissera que a Lava Jato tinha que ser resolvida “na política”. Sem saber que falava para o gravador do celular de um delator, Jucá abriu seu coração: “Tem que resolver essa porra. Tem que mudar o governo para estancar essa sangria.'' A troca de governo ocorreu. Mas o pesadelo de Eduardo Cunha não é senão a continuidade da “sangria” que a oligarquia do PMDB não conseguiu “estancar”.

Eduardo Cunha nunca foi um entusiasta do Projeto Torniquete. Mas esperava que Temer e seus amigos do PMDB o ajudassem empurrar com a barriga a apreciação do pedido da cassação do seu mandato. Achava que conseguiria manter a cabeça sobre pescoço se o encontro com a guilhotina fosse adiado para depois das eleições municipais. Por isso tentou, sem sucesso, acomodar um aliado na presidência da Câmara depois que renunciou ao cargo, num esforço tardio para salvar o mandato. O problema é que, apoiado pelo Planalto, elegeu-se Rodrigo Maia que marcou o encontro de Cunha com a guilhotina para as vésperas do primeiro turno da eleição. Daí a “mágoa profunda.”

Ironicamente, na petição que encaminharam ao juiz Sergio Moro para fundamentar o pedido de prisão de Cunha, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato fizeram anotações que indicam que a “mágoa” de Cunha não reduziu sua influência no governo. O ex-deputado “ainda mantém influência nos seus correligionários, tendo participado de indicações de cargos políticos do governo Temer”, anotaram os investigadores. Como exemplo, citaram a nomeação do deputado Maurício Quintella, líder do PR e membro da infantaria de Cunha, para o posto de ministro dos Transportes.

Na gravação feita à sorrelfa pelo delator Sérgio Machado, Romero Jucá lamentara que, àquela altura, Renan Calheiros, presidente do Senado, ainda torcesse o nariz para o impedimento de Dilma. Renan “não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha”, afirmara Jucá. “Gente! Esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.” De fato, a conjuntura parece ter jurado Cunha de morte. Mas os podres que ele conhece dos ex-aliados o fazem imaginar que continua cheio de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário