sexta-feira, 25 de novembro de 2016

QUASE HISTÓRIAS: BASTA!




ARQUIVO GOOGLE

Vicente estava farto de todos e de quase tudo. Aos 75 anos, queria viver em paz, a seu modo, sem interferências e palpites de quem quer que seja – muito menos dos mais próximos. Cordato, pagara a vida inteira para não discutir. Sem abandonar suas convicções e vontades, fizera o que não estava disposto a fazer só para não contrariar a falecida, filhos, genros, noras e a parentalha toda. Uma vida de engolir sapos amarrados por arame farpado. Sem piar.  Agora, chega. Resolveu fazer reunião com filhos e agregados. Marcou dia e hora. Disse-lhes que a conversa não era conversa, não; era comunicado –, importante, mas de curta duração –, que era melhor não trazerem as crianças e que o caçula não viesse tocado. E assim foi feito.

Diante dos filhos, noras e genros, Vicente foi direto ao ponto, com firmeza:

-- Sei das boas intenções de todos vocês. Sei que querem meu bem. Mas, de agora em diante, não quero mais ouvir “o senhor tem que fazer isso, o senhor tem que fazer aquilo”. Não tenho interesse em sentar no banco da praça e conversar com outros velhos, muito menos em ir a Poços de Caldas tomar licor de jenipapo e comer goiabada com queijo. Gosto de ficar só, com meu trabalho. Pouco me importa se não há interessados em comprar minhas maquetes, elas não estão à venda, não preciso de mais dinheiro para viver. Minhas doze horas diárias de labuta são o grande prazer do resto de minha vida. Espero que não me tomem também isso. Enquanto faço o que gosto, viajo mundo afora, livre, feliz, como se tivesse trinta anos. Espero que me deixem em paz. Venham sempre, mas nunca mais toquem nesses assuntos, dispenso conselhos. Não quero mais essa conversa “se eu fosse o senhor...” Com licença. Vou trabalhar na minha oficina. A empregada fez uns doces gostosos, estão na geladeira, sirvam-se. Fiquem com Deus. Um beijo a todos.

Indignados, filhos, noras e genros concluíram que Vicente enlouquecera. Só podia ser isso. Onde já se viu falar assim com quem só quer sua felicidade? (OS)

4 comentários:

  1. Esse é um sábio! Lembra-me meu pai, que é assim, sabe o que quer e vive a sua vida feliz! Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vólia, que você tenha gostado. Dois abraços: um para você, outro para seu pai.

      Excluir
  2. Vou trabalhar na minha oficina. A empregada fez uns doces gostosos, estão na geladeira, sirvam-se. Fiquem com Deus. Um beijo a todos. Já viu neh....!obrigada amigo...!

    ResponderExcluir