sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SÓ ELA SABE

Resultado de imagem para imagens moradores de rua e seus caes
FOTO: ARQUIVO GOOGLE

Difícil precisar sua idade. Deve ter, salvo engano, entre cinquenta e sessenta anos, não mais que isso. Vive nas praças com seus três cachorros. Mas ela se distingue da quase totalidade dos moradores de rua. E por várias razões. Não anda suja nem com roupas rotas. Jamais pede alguma coisa a alguém. Faz questão de pagar tudo o que consome. Toda manhã, compra pão, leite e coxinhas (ou bolinhos de carne), para si e seus três companheiros. Seus cachorros são bem tratados: gordos e limpos. Comem ração de boa marca. Dia desses, um deles adoeceu. Ela foi ao pet shop, comprou o medicamento e pagou à vista, em dinheiro. Jamais foi vista alcoolizada ou em grupo.

A cada três quatro dias, uma semana no máximo, faz a mudança. Vai para uma praça ou rua próxima do local em que se encontra. Tempos depois, retorna. Talvez não queira importunar a mesma vizinhança por muito tempo. Não é raro vê-la com caderno e caneta nas mãos, compenetrada, escrevendo ninguém sabe o quê. Semanalmente, carros bons e novos param em frente de sua “casa”. Os três cachorros abanam o rabo para as visitas. Pessoas bem vestidas conversam com ela, sempre lhe trazem algum embrulho, ficam cinco minutos e vão embora. 

Dizem que: (1) ela já esteve muito bem de vida; (2) ela recebe aposentadoria significativa; (3) ela, no inverno passado, tentou alugar uma casa de fundos na redondeza, prontificando-se a pagar ao proprietário três meses adiantado (não pretendia ficar na casa mais tempo). Dizem que o negócio só não vingou porque o locador odeia cães. Ela preferiu continuar na rua. Com os cachorros.

Por que ela optou por viver assim? Boa pergunta. Mas a resposta só ela  sabe. (OS - atualizado em fevereiro de 2017)

***

Leia também


Agradecido, Beiçola enfiou o maço de cigarros e a caixa de fósforos no bolso do casaco. Deu uma mordida no lanche, mastigou, mastigou, engoliu a pulso... Por Orlando Silveira
http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2017/02/beicola.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário