sábado, 18 de março de 2017

FECHA A BOCA, FÁTIMA!

jornalportalsul.com.br

Dona Fátima é senhora da mais alta qualidade: mãe prestimosa, esposa dedicada, não reclama nunca da dupla jornada de trabalho. Além disso, é quituteira de mão cheia. Seus salgados são muito apreciados no boteco do Vicente, seu marido, sujeito boa praça, mas que anda, de uns tempos para cá, com os nervos arruinados. Justamente por conta de dona Fátima. Quem diria?

A vida tem dessas coisas. De uma hora para outra, ela, que sempre fora mulher de poucas palavras, desandou a falar, ou melhor, a pregar sem parar. Para Vicente, essa mudança súbita de comportamento se deu a partir do instante em que ela aderiu com entusiasmo estupendo a uma nova seita religiosa. Onde quase nada é permitido, a não ser tudo que favoreça o bispo. Temo pelo futuro do casamento, de quase trinta anos.

“Ela quer salvar o mundo e acabar com meu negócio, com nosso sustento”, esbraveja Vicente. “Vamos viver de quê? De sua pregação contra a uca? Onde, na minha idade, vou arrumar outra ocupação? Sempre tive boteco, não sei fazer outra coisa na vida!”

Para quem não compreende sua ira, Vicente explica:

-- Basta o sujeito encostar a barriga no balcão, para ela rasgar o verbo: “Vai beber de novo? Não sabe que faz mal à saúde? Já fez a conta de quanto gasta? Aposto que sua mulher não tem dinheiro para comprar um chinelinho.” Se o freguês responde que ela não tem nada com isso, ela manda o freguês beber em outro bar. Se o cidadão pede umas fichas de bilhar, ela desatina de vez: “Credo! Além de beber, joga! E ainda tem que pagar cerveja, porque perde todas as apostas”.  Pode uma coisa dessas? Não pode. Ainda mato esse bispo. Ou me desgarro de Fátima. (OS/outubro de 2013, atualizado em março de 2017)

***

LEIA TAMBÉM



Resultado de imagem para imagens pizza de mussarela

UM HOMEM, QUATRO COPOS

Levei uns dias, talvez semanas, para perceber os detalhes do ritual: um homem, quatro copos, dois palitos, um pedaço de pizza. De segunda à sexta, sempre no mesmo horário, por volta das 18 horas... Por Orlando Silveira
 
http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2017/03/um-homem-quatro-copos.html#comment-form

6 comentários:

  1. Orlando Silveira, grande escritor e contador das coisas da vida, do cotidiano, nos relances acontecidos na verdade, verdadeiramente em cada esquina, bar, lar...Que mais eu poderia falar, entre o riso e a curiosidade - acontecem o divertimento e o prazer - Parabéns! Verônica Aroucha

    ResponderExcluir
  2. Adorei a crônica, Orlando Silveira! Acho que a tranquilidade desse casamento terminou aí..."A religião é o ópio do povo"... Dona Fátima sofreu uma lavagem cerebral na igreja...rsrsrsrs ...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Violante. obrigado demais. Meu beijo, meu carinho.

      Excluir
    2. Sempre um presente me aguarda aqui.Gostei e muito de sua crônica de hoje!
      Fato corriqueiro mas tão bem narrado ,que prende o leitor.
      Acho que o tal Bispo deveria pensar melhor ,ou vai perder o Dízimo de Dona Fátima por absoluta falta de verba....hehehe...
      Parabéns Orlando Silveira!

      Excluir
  3. A-DO-REI, A FÁTIMA SALVANDO GRANA PARA O BISPO!!!!
    BJ,BJ ORLANDO
    Vera Maria

    ResponderExcluir