sábado, 18 de março de 2017

IMAGENS: DI CAVALCANTI














"(…) Eis o aparente paradoxo de Emiliano Di Cavalcanti: este grande individualista é um pintor social, este boêmio dispersivo é um trabalhador obstinado, este copiador de histórias pitorescas é um espírito sério capaz de disciplina. O homem Di Cavalcanti é rico em surpresas e imprevistos, solidário com outros no sofrimento e na alegria. Sabe que o prazer sempre foi um elemento importante na criação da obra de arte. Sabe que o prazer encerra também conflitos, abismos, contradições. Daí o aspecto triste, às vezes mesmo sinistro, de certos personagens festeiros de seus quadros. Todos nós sabemos que o substrato da alegria brasileira é carregado de tristeza. (…)"  Murilo Mendes










******************************

DI CAVALCANTI: ESTILO E TEMÁTICA

- Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo).

- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado em suas obras como, por exemplo, as praias.

- Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais etc.).

- Estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.

- Usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.

FONTE: www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário