sexta-feira, 2 de junho de 2017

CRÔNICA: CARLOS HEITOR CONY




Resultado de imagem para imagens lagoa rodrigo de freitas poluição
LAGOA RODRIGO DE FREITAS/ IG ESPORTE




PROMESSA E MENTIRA

Por Carlos Heitor Cony
Folha Online – 08/11/2005

Perdoem o assunto pessoal, mas pensando bem, ele tem a ver com todos nós, que somos enganados pelos candidatos a cargos públicos durante as campanhas eleitorais. Moro na Lagoa, aqui no Rio, um dos cartões-postais da cidade. Não é grande a Lagoa, é bastante. Foi gradativamente aterrada mas sobrou água bastante para merecer o nome de "lagoa" e não o de "poça".

Há mais de 50 anos vem sofrendo poluição gradativa, de tempos em tempos os moradores daqui são obrigados a fechar as janelas devido ao mau cheiro dos peixes mortos que ficam boiando, tornando a lâmina de água um imenso lixo prateado e nauseabundo.

Paralelamente, há 50 anos os candidatos a governador e a prefeito, uns da direita, outros da esquerda, dos mais disparatados partidos e coligações políticas, juram que acabarão com o problema. De uma forma ou outra, o eleitorado acredita neles, não só no que diz respeito à Lagoa como a outros problemas urbanos e sociais.

Acontece que um candidato que promete justiça para todos, empregos, investimentos de infraestrutura, pode manipular números, resultados, estatísticas. O exemplo mais notável é o do atual governo federal, que garante ter dado ao Brasil o paraíso em forma de desenvolvimento, mercado de trabalho, desempenho econômico etc.

A Lagoa não pode ser manipulada. Ela é ela, está assim, degradada em imensa vala. Entra pelos olhos e pelos narizes de todos. Piora a cada ano. Tecnicamente, nem custa tanto dinheiro a sua despoluição. O Reno, na Alemanha, o Tâmisa, em Londres, foram salvos por obra de sucessivas administrações que levaram o problema a sério.

Ano que vem teremos novas eleições nos planos federal e estadual. As promessas serão repetidas com o mesmo cinismo. Evidente que há problemas maiores a resolver mas o caso da Lagoa é emblemático: cria a promessa e realiza a mentira eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário