sexta-feira, 2 de junho de 2017

ROMILDO, O AFETADO

Resultado de imagem para imagens reticências e ponto de exclamação
Verdade seja dita: Ananias, nosso repórter em fim de carreira, fez o que pode, mas não conseguiu segurar a curiosidade inerente a todo repórter, inclusive aos em final de carreira, como ele:

-- Velho Marinheiro: o que houve ontem entre o senhor e Romildo Bastos, irmão de Romualdo, nosso cruzadista?

-- Nada.

-- Nada?

-- Quer saber? Mandei o tipo se catar. Só isso. Um pouquinho mais, talvez. Qualquer pessoa normal, com dois neurônios, faria o mesmo. Romildo repetiu dez vezes a mesma falação, até que eu a ouvisse. Ele queria plateia, aplauso ordinário: “Almerindo, meu amigo, um afro na melhor idade, padece de sofrimentos inúmeros – não tem recursos para manter a casa; cardíaco, não consegue mais cumprir com as obrigações matrimoniais. Paga o preço. Almerindo é meu irmão.”

-- E então?

O Velho Marinheiro entornou o aperitivo:

-- E aí é o seguinte, Ananias: “Romildo – eu lhe disse, de saco cheio: ‘O que você quer dizer é: Almerindo é um negro pobre e ferrado. Velho aos cacos, que no final da vida virou corno. Ponto”.  E tem mais: Romildo, você é um afetado. Até falando abusa das reticências e dos pontos de exclamação’”.

-- O que o senhor tem contra umas e outros?

-- Tudo, Ananias, tudo. Umas e outros são coisas afetadas. Por partes: primeiro, se tenho que dizer, digo logo, não deixo no ar; segundo, não sou retardado pra me espantar com qualquer coisa. Mandei o irmão do cruzadista ler Graciliano. Ele se foi pisando duro. (OS - junho de 2016, atualizado em junhode 2017)

***

LEIA TAMBÉM:


AS BOAS HISTÓRIAS... Não prescindem dos deslizes. Por Orlando Silveira
http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2017/05/rapidissimas_31.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário