segunda-feira, 9 de outubro de 2017

POLÍTICA/OPINIÃO: JOSIAS DE SOUZA

Resultado de imagem para foto joão doria de gari
Dá para levar um sujeito desse a sério? (Foto: UOL)


DORIA É FAVORITO A FAZER DE ALCKMIN
O PRESIDENCIÁVEL DO TUCANATO EM 2018

O paulistano parece desejar bem mais do que 
um prefeito cenográfico

Por Josias de Souza
UOL – 09/10/2017|04:28


Na campanha municipal, as coisas ficaram fáceis para João Doria. Tão fáceis que ele virou prefeito no primeiro turno apenas repetindo que não era político, que abominava os corruptos do PT e que colocaria todo o seu talento a serviço do povo de São Paulo. Decorridos dez meses, os fatos estragaram a fábula.

Doria tomou tanto gosto pelo personagem que criou que está esquecendo que sua obrigação é ser o prefeito que prometeu. Revela-se um político do pior tipo: traidor. Mete-se em articulações com corruptos antipetistas. E percorre o país espalhando a insinuação de que está disposto a fazer o favor de presidir a República.

O Datafolha indica que Dória entrou em processo de autocombustão. O paulistano parece desejar bem mais do que um prefeito cenográfico. E se irrita com a percepção de que o alcaide gasta mais energias com seus planos nacionais do que com os problemas da cidade. Mas Dória não enxerga problemas no espelho. Ele atribui a queda de sua popularidade à herança que recebeu do PT.

Empresário, Doria não produz um palito de fósforo. Amigo leal, oferece diariamente a Geraldo Alckmin uma caricatura da sinceridade. Prefeito, sonha com a Presidência. Ético, negocia com qualquer legenda lavajatista que se disponha a recepcionar seus planos oligofrênicos. E ofende a lógica esgrimindo a tese segundo a qual o nome do seu problema é Fernando Haddad.


Doria perdeu a aura de diferente. Ou, por outra, voltou a ser o velho Doria. Migrou da condição de não-político para a de político tradicional, suspeito de tudo o que se costuma suspeitar dessa fauna. Foi de um extremo ao outro sem nenhum meio-termo para disfarçar a ferrugem. A contragosto, presta um serviço ao seu padrinho político. Tornou-se o candidato favorito a fazer de Alckmin o presidenciável do PSDB em 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário