sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

IMAGENS (NAIF): AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS




Imagem representativa do artigo
VIADUTO DO CHÁ - 1982

Imagem representativa do artigo
LARANJAL - 1971


Imagem representativa do artigo
RODA GIGANTE - PARQUE DE DIVERSÕES
SEM DATA 

Imagem representativa do artigo
QUEDA D'ÁGUA - 1963



Agostinho de Freitas nasceu em 1927, em Campinas-SP. Era eletricista antes de começar a pintar, em 1950. Vendia suas telas nas ruas quando foi descoberto pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi, que o lançou e promoveu sua carreira artística. Daí em diante, expôs muito no Brasil e no exterior. Seu tema preferido era a grande cidade, que pintava com minúcias, realizando grandes reportagens poéticas sobre o cotidiano das metrópoles, principalmente São Paulo. Agostinho se tornou um dos nossos melhores naïfs urbanos e expôs no exterior, com grande sucesso. Morreu em São Paulo (SP) em 1997.



Fonte texto:Museu Internacional de Arte Naif do Brasil






Imagem representativa do artigo
VIADUTO SANTA EFIGÊNIA - S. PAULO


Imagem representativa do artigo
RUA MARCONI - S. PAULO
SEM DATA


Imagem representativa do artigo
MUSEU DO IPIRANGA I - 1965

IMAGENS: ENCICLOPEDIA ITAÚ CULTURAL

*** 
Arte Naif, também denominada de Arte Primitiva Moderna, é um tipo de arte simples, desenvolvida por artistas sem preparo e conhecimento das técnicas acadêmicas. O termo inglês Naif significa ingênuo e inocente. A falta de técnica não retraiu o desenvolvimento desta arte, que recebeu grande destaque, ao ser valorizada por apreciadores da estética e pessoas comuns.



A característica da Arte Naif é o déficit de qualidade formal. Os desenhos e grafias não possuem acabamento adequado, com traços sem perspectiva e visível deficiência na aplicação de cores, texturas e sombras. Arte Naif é a arte sem escola ou aprendizado técnico. O artista parte de suas experiências próprias e as expõe de uma forma simples e espontânea.



Fonte: Anna Adami,infoescola.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário