sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

POLÍTICA/REPORTAGEM: BBC BRASIL

Resultado de imagem para fotos reunião ministerial
Reunião de ministros (Foto: Arquivo Gogle)

EM 2017, 15 MINISTÉRIOS PRATICAMENTE
SÓ TIVERAM DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS

Na média, os principais ministérios brasileiros usaram 44%
do dinheiro de que dispõem com o pagamento
de salários. Se fossem incluídos os trabalhadores
terceirizados de cada pasta, o valor seria ainda maior

Por André Shalders
BBC Brasil – 30/11/

Nas últimas semanas, a base aliada do governo Michel Temer deu início a uma disputa ferrenha pela titularidade dos ministérios - até o posto de chefe da Fazenda, a cargo de Henrique Meirelles (PSD), tem sido cobiçado. Ser ministro de uma pasta relevante significa ter nas mãos a "caneta" para contratar obras, criar serviços públicos em suas bases eleitorais e beneficiar aliados. O sonho de todo político que tentará a reeleição.

Mas um levantamento feito pela BBC Brasil mostra que essas expectativas podem não se cumprir. Com a crise econômica e a queda na arrecadação, 15 ministérios (das 19 pastas consideradas) tiveram menos de 2% de seus orçamentos revestidos para investimentos (como obras, compra de equipamentos etc.) em 2017.

Na média, os principais ministérios brasileiros usaram 44% do dinheiro de que dispõem com o pagamento de salários. Se fossem incluídos os trabalhadores terceirizados de cada pasta, o valor seria ainda maior. Nos três anos anteriores, de 2014 a 2016, a média ficou em 34%.


Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário