sábado, 3 de março de 2018

ESCULTURAS: BRUNO GIORGI



Imagem representativa do artigo
GUERREIRO - 1950
Foto: João L. Musa/Itaú Cultural
Acervo: Banco Itaú


Imagem representativa do artigo
CANDANGOS - 1960
Acervo: Praça dos Três Poderes (Brasília, DF)



Imagem representativa do artigo
MONUMENTO Á JUVENTUDE
 BRASILEIRA - 1947
Acervo: Jardins do Palácio 
Gustavo Capanema (RJ)



Imagem representativa do artigo
FIANDEIRA - 1950
Foto: Humberto Pimentel/Itaú Cultural
Acervo: Banco Itaú



Imagem representativa do artigo
ESFINGE - 1960
Romulo Fialdini/ Itaú Cultural
Acervo: Banco Itaú



Imagem representativa do artigo
PROMETEU ACORRENTADO - 1948
Acervo: Pinacoteca do Estado de São Paulo



Imagem representativa do artigo
SÃO JORGE - 1953
Acervo: Museu de Arte Contemporânea (USP/SP)



Imagem representativa do artigo
METEORO - 1967
Acervo: Palácio Itamaraty (DF) 

***

Bruno Giorgi (Mococa, São Paulo, 1905 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993). Escultor. Muda-se com a família para Itália, e fixa-se em Roma em 1913. Em 1920, inicia estudos de desenho e escultura com o professor Loss. Participa de movimentos antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália. Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira (1904 - 1943) e Alfredo Volpi (1896 - 1988). Em 1937, viaja para Paris e frequenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol (1861 - 1944). Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade (1893 - 1945), Lasar Segall (1891 - 1957), Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet (1898 - 1966), entre outros.

Começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista (FAP). Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas como Francisco Stockinger (1919). Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira (1947), nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde (MES), atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos (1960), na praça dos Três Poderes, Meteoro (1967), no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

FOTOGRAFIAS, TEXTO E LEGENDAS:
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário