sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CERAMISTAS: MESTRE NUCA


e4d-exposição_coletiva_2010-grid_8.jpg

Resultado de imagem para IMAGENS DE OBRAS DE MESTRE NUCA




Resultado de imagem para IMAGENS DE OBRAS DE MESTRE NUCA


nuca.jpg










***

Resultado de imagem para IMAGENS DE OBRAS DE MESTRE NUCA

***

Manoel Borges da Silva, popularmente conhecido como Mestre Nuca, Nuca de Tracunhaém ou Nuca dos Leões (Nazaré da Mata, 5 de agosto de 1937 - Recife, 27 de fevereiro de 2014) foi um artesão ceramista pernambucano.

Desde a década 1940, já fazia e vendia pequenas esculturas de cerâmica nas feiras. A partir de 1968, quando esculpe o primeiro leão, ele se reconhece artista, consagrando-se com o efeito visual da juba leonina. Nesta ocasião, se entrosa com ceramistas renomados como Zé do Carmo, Ana das Carrancas e Vitalino. A característica mais marcante dessas peças é a juba encaracolada, herança dos cabelos que o mestre detalhava nas bonecas, uma idéia de Maria Gomes da Silva, sua esposa. Por isso, Nuca costuma dizer que “O leão é meu. O cabelo é dela”.

Em 1976, participou de uma feira em São Paulo, o que ajudou a torná-lo conhecido nacionalmente. Em 1980, expôs seu trabalho em Lima, no Peru. Seus trabalhos podem ser vistos hoje em antiquários, coleções particulares, galerias de arte, museus e em espaços públicos, como as praças do 1º Jardim em Boa Viagem, no Recife, e nos jardins do “Sítio Burle Marx”, no Rio de Janeiro

Manoel Borges da Silva recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2005.

FONTE (TEXTO): WIKIPÉDIA

***

VEJA TAMBÉM O TRABALHO DE MESTRE VITALINO

Imagem representativa da obra

Ninguém é "mestre" por acaso. Tô errado, Vitalino? (OS)

https://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2017/08/ceramistas-mestre-vitalino.html#comment-form



Nenhum comentário:

Postar um comentário