sábado, 17 de março de 2018

MÃOS BOBAS

Ir às lojas Americanas, no centro velho da cidade (já existia o novo?), uma vez por mês, a cada dois meses, sei lá, era um passeio aguardado com sofreguidão. A mãe comprava misto quente e batata frita e umas balas vendidas por quilo -- para minha irmã caçula, para mim também. Que eu saiba nunca fomos além dos duzentos gramas. Desnecessário explicar.

Como o dinheiro era curto, ela nos pedia um pedacinho do lanche. (Não sabia que mãe tinha vontade depois do parto.) E o recebia com evidente má vontade de nossa parte. Crianças são mesquinhas.

Meus olhos babavam de gula ante aquele mar de confeitos coloridos.  Era um alumbramento.

Mas feliz mesmo eu ficava quando a mãe dava sinal verde para comprar uns bonequinhos, dois ou três no máximo, para meu forte apache, tão carente de índios e soldados. Na verdade, meu forte nunca chegou a ser um forte. Quando muito foi um posto avançado do exército americano. Como aquele de “Dança com Lobos”.

Mario Quintana escreveu: “Quem vê um fruto pensa logo em furto”.

Sou humano. Fui criança. Pensei no "fruto" e no furto.

Certa feita, minha mãe leu meus pensamentos de estrategista militar desavergonhado: “Se pegar um bonequinho e pôr no bolso, nunca mais vai usar estas mãos”. Envergonhado, voltei para meu posto avançado.

Minhas mãos nunca furtaram nada. Mas não posso negar que, na juventude, foram bobas.

Bons tempos em que minhas mãos eram bobas.

Bons tempos em que minha mãe estava sempre prestes a lhes dar umas palmadas. Para que não degenerassem. (ATUALIZADO EM MARÇO DE 2018)

LEIA TAMBÉM

RAPIDÍSSIMAS

Resultado de imagem para ilustração para aniversário

AUTOESTIMA: Se de mim falam o diabo – e falam mesmo –, é porque o diabo é bom. Por Orlando Silveira
https://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2018/02/rapidissimas.html#comment-form


3 comentários:

  1. Eu adoro esse seu texto! Já fiz comentário e acho que cada leitura mais deslumbrada eu fico! Delícia de lembranças...e que bom que vc conservou muito desse Orlandinho! E que cada vez que o "adulto balance ele venha lhe dar a mão"! Que mãe inesquecível mesmo!

    ResponderExcluir
  2. E depois de crescidinho, hem, Orlandinho? As "mãos bobas" que não eram tão infantis, tornaram-se mais salientes, não foi??? ...rsrsrs...Parabéns pelo excelente texto, meu caro Orlando Silveira!

    ResponderExcluir